Testes Psicológicos

Estes são usados para buscar respostas a ínumeras questões psicológicas, técnicas e práticas. Além destes há também um uso muito importante que é o de contribuir para a análise e descrição das pessoas e seu comportamento. Na medida em que permitem perceber as possibilidades de funcionamento mental, permitem elaborar o tipo de recomendação terapêutica e a abordagem adequada às características de cada um. Abaixo uma breve descrição dos tipos de testes que realizamos.

Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica é utilizada em casos de déficit cognitivo, déficit de memória, demência e sequelas neurológicas de acidentes ou doenças. O que avalia: funções cerebrais como raciocínio, atenção, concentração, memória e traços de personalidade.

Avaliação de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Avaliação de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Utilizada em casos de problemas de aprendizagem escolar ligados à questão da atenção e de concentração. O que avalia: raciocínio, atenção, concentração, TDAH e aspectos do desenvolvimento emocional.

Avaliação de Problemas de Aprendizagem Escolar

Avaliação de Problemas de Aprendizagem Escolar Utilizada em casos de déficit cognitivo, problemas de comportamento na escola. O que avalia: raciocínio, atenção, concentração, aspectos do desenvolvimento emocional.

Avaliação de Inteligência (QI)

Avaliação de Inteligência (QI) Utilizada em casos de problemas de raciocínio, retardo mental, sequela de síndromes. O que avalia: raciocínio, atenção, QI.

Avaliação de Personalidade

Avaliação de Personalidade é utilizada em casos voltados à necessidade de perfil psicológico. O que avalia: características de personalidade.

Outras Avaliações

  • Obesidade: Cirurgia bariátrica exige avaliação e preparação psicológica.
  • Vasectomia: Embora simples é exigido avaliação e preparação psicológica.
  • Laqueadura: É necessária a avaliação e preparação psicológica.

ESCLARECIMENTO

“O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo entende que é atribuição do psicólogo realizar avaliação psicológica para cirurgias (assim como em cirurgias bariátricas e de transgenitalização), inclusive para esterilização por laqueadura e vasectomia. Consideramos muito importante a participação do psicólogo no processo de avaliação multidisciplinar do paciente, realizando a avaliação psicológica e os devidos pareceres e laudos psicológicos que comprovem as condições necessárias para tais intervenções de forma a diminuir o mau uso desses procedimentos, assim como possíveis acompanhamentos póscirúrgicos e nas questões do planejamento familiar, ressaltando o caráter multiprofissional desse trabalho” 

CRP Conselho Regional de Psicologia

Comece clicando aqui
Apoio Psique
Olá.
Tudo bem ?
O melhor em Psicoterapia Online e Presencial. Comece clicando aqui.