Quantas sessões e a cada quantos dias é necessário
para uma psicoterapia com qualidade?

Resposta difícil. Os psicólogos geralmente aceitam 1 sessão com frequência semanal. Mas se o paciente faltar haverá intervalo de 2 semanas e haverá prejuízo da qualidade. Mesmo que haja a reposição desta falta o prejuízo já está garantido. Alguns psicólogos tentam manter um padrão de trabalho com 2 sessões semanais. Se ocorrer uma falta, ainda terá um intervalo máximo de 1 semana e talvez não haja prejuízo. Quem quiser pode fazer a experiência de agendar um horário com um analista didata na Sociedade Brasileira de Psicanálise em São Paulo e tentar um tratamento com menos do que 3 (três) sessões semanais. Além de outros requisitos descobrirá que o mínimo de 3 sessões semanais será exigido.

E Freud?

Freud atendia seus pacientes 4 ou 5 sessões por semana, em geral 4.

Existem algumas técnicas com práticas diferentes.

Nossa realidade brasileira é que o acesso à psicoterapia tornou-se possível à população geral graças à exigência da ANS sobre as empresas de assistência médica e graças a estas empresas estes serviços são prestados com muita qualidade. Os pacientes de todos os convênios recebem a mesma qualidade de atendimento que qualquer paciente de alto poder aquisitivo. O direito a todas as especialidades médicas e afins trouxe um grande número de pessoas aos tratamentos de saúde em geral. A psicologia popularizou-se. Mas falta ainda à população em geral informações sobre psicoterapias”. Falta também aos convênios (muito experientes com a medicina) informações sobre psicoterapia. Se falta aos convênios, acreditamos que falta muito mais à ANS.

Voltamos a pergunta: quantas sessões semanais?

Em geral duas sessões semanais

Os convênios geralmente aprovam 2 sessões semanais. Isto atende à maioria dos casos. Alguns convênios chegam a autorizar até 3 sessões semanais após análise de solicitação por parte do paciente e do profissional que o atende. Mas a maioria das grandes e importantes empresas de assistência médica limitam a apenas uma (1) sessão de psicoterapia semanalmente.

No mínimo uma sessão semanal

Cada paciente deve falar com sua empresa de convênio de saúde e se informar sobre os critérios e limitações. Na consulta deve informar-se com seu profissional sobre quantas sessões semanais necessitará. A falta de tempo que atinge a todos poderá limitar a possibilidade de psicoterapia a apenas uma sessão. Quem encontrar-se nesta condição deve refletir muito e organizar-se muito para nunca faltar. O sucesso terapêutico depende muito da dedicação e frequência, não sendo recomendado uma psicoterapia com condições abaixo das mínimas.

Vale a pena lembrar também que quase sempre dependendo do plano ou do contrato de cada pessoa com seu convênio, haverá um limite de 12 sessões anuais. Em alguns casos este limite é de 40 anuais e em raros casos é maior do que isto. Sendo assim, o número de sessões semanais necessárias poderá esgotar mais rapidamente ou mais lentamente o número total de sessões anuais do seu contrato.

Plano especial em nossa clínica

Em nossa clínica oferecemos um plano de desconto muito especial para os pacientes que, após findo o número de sessões do convênio necessitarem continuar a psicoterapia. Se houver dificuldades financeiras converse com seu profissional para te incluir neste plano, se for necessário. Assim, quando terminar a cobertura do seu convênio, nós continuaremos te amparando. Conte com a Psiquê!

Comece clicando aqui
Apoio Psique
Olá.
Tudo bem ?
O melhor em Psicoterapia Online e Presencial. Comece clicando aqui.